Esparadrapoterapia, Técnica do Esparadarapo ou Spiral Taping é um método de tratamento indolor, que utiliza fitas de esparadrapo afixadas na pele, sem medicamentos, e que promove alívio da dor muscular e articular em poucos minutos.
A técnica vem sendo utilizada com grande sucesso em doenças reumatológicas, ortopédicas e traumatológicas, incluindo as lesões desportivas, desde a década de 80. Ela surgiu no Japão, quando Nobutaka Tanaka começou a observar que atletas com lesões musculares apresentavam melhoras de acordo com a maneira do enfaixamento da região onde houvesse dor. As dores diminuíam se as faixas eram giradas no sentido horário ou anti-horário. O Prof. Nobutaka Tanaka obteve resultados incríveis ao pesquisar e utilizar a técnica, a qual denominou de Terapia Spiral Balance. Em 1985 concluiu que uma simples tira poderia melhorar e fazer desaparecer as dores. A isso, deu o nome de Spiral Taping, cuja a origem foi a Teoria Spiral Balance.
Seu funcionamento é simples, e sua utilização produz um reequilíbrio músculo-articular que beneficia a correção da má postura. Ao colocar as tiras (malhas) no local da dor, ou mesmo fora do local da dor, um estímulo cutâneo é levado ao cérebro e tem uma resposta através do Sistema Nervoso Autônomo.
Como resultado encontramos melhoras da circulação sangüínea, da hipertensão arterial, da circulação linfática, da regularização do tônus muscular e do metabolismo. Desta forma, temos um efeito analgésico, anti-inflamatório e de equilíbrio energético. E o resultado é surpreendente: simples tiras colocadas adequadamente no corpo são capazes de aliviar os sintomas de dor, ou mesmo eliminados imediatamente.
Se interessou pela técnica? Gostaria de saber mais?
Estamos te aguardando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário