Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de março de 2014

Benefícios da neurocosmética no tratamento da pele


O estresse pode estar intimamente ligado a vários quadros de dermatites e até mesmo alopecia (perda de cabelos), fato que demonstra o quanto as emoções podem comprometer a beleza, incluindo o aspecto da pele.

A partir da percepção de que uma pessoa feliz apresenta boa aparência, pele viçosa e radiante, novas pesquisas foram iniciadas sobre o papel das endorfinas na pele. Conhecidas como hormônios da felicidade, tais moléculas produzidas pelo organismo têm sua ação relacionada à modulação do humor, à analgesia endógena (interna) e à sensação de bem-estar.

Por meio desses estudos, surge um novo conceito na dermatologia e cosmetologia, a neurocosmética, considerada uma área da ciência que estuda a aplicação de ativos que conferem bem-estar à pele.

A neurocosmética baseia-se no fato das células da pele serem controladas por fibras nervosas e que um estímulo a estas fibras poderia ser obtido por meio da adição de substâncias como endorfinas, promovendo sensações agradáveis que agiriam direta ou indiretamente na pele, apresentando um resultado incrível.

Como não é permitido o uso de endorfinas em cosméticos, devido à legislação sanitária Europeia e brasileira, substâncias chamadas fitoendorfinas desempenham papel semelhante, mas com estrutura diferente das endorfinas orgânicas.


Em contato com a pele, as fitoendorfinas podem se ligar aos opióides, receptores nervosos para endorfinas, que por meio do hipotálamo exercem efeitos importantes, sendo capazes de estimular a proliferação de fibroblastos (células produtoras de colágeno), promover a migração de queratinócitos (produtores de queratina) e acalmar a pele, melhorando sua aparência como um todo.

As fitoendorfinas são indicadas para prevenção e tratamento do envelhecimento da pele, em produtos para o cuidado da pele, já que proporcionam melhora no seu aspecto geral, tornando a pele mais radiante e rejuvenescida.

Um novo ingrediente formado por um complexo de fitoendorfinas do VITEX AGNUS com ciclodextrinas (moléculas de açúcar), encapsulado em lipossomas, surgiu para desempenhar um importante papel na neurocosmética.

Para garantir a estabilidade do complexo lipossomado e conferir ação antioxidante à matéria prima, foi acrescida à composição uma NANOEMULSÃO composta por tocoferol e tetraisopalmitato de ascorbila.

Além de proteger as fitoendorfinas, este ingrediente ativo  promove ultra penetração que permite o controle da liberação do ativo e ainda confere propriedade hidratante, graças à estruturação dos lipossomas e nano partículas.



Professora Christiane Buarque
Sol Instituto Terapêutico

Se você tem interesse por cursos voltados à estética, visite nosso site: www.solinstituto.com.br. Estamos te aguardando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário