Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Rosa (Rosa Gallica L.)



Família: Rosaceae

Partes usadas: pétalas

Princípios ativos: óleo essencial, tanino, potássio, ferro (em óxido), ácido gálico, albumina e corante.

Propriedades terapêuticas: cardiotônica, adstringente, afrodisíaca, refrescante, laxativa, calmante, digestiva, antisséptica, anti-inflamatória, sedativa.

Indicações e benefícios: depressão, afecções na garganta, boca e atonia digestiva, diarreia, queimaduras, urticária e picadas de insetos. As pétalas são antibacterianas, adstringentes, e tonificantes. Tratam resfriados, bronquite, gastrite, letargia, infecções oculares, feridas leves e problemas de pele. As pétalas também são usadas na produção de mel rosado, utilizado no tratamento de aftas, mas também em xaropes e pomadas (para rachadura labial, queimaduras, urticárias e picadas de insetos). Na aromaterapia, o óleo essencial é usado no combate à depressão, ansiedade e sentimentos negativos, leucorreia, cervicite e vaginite.


Se você tem interesse por cursos relacionados à Fitoterapia Brasileira,

visite nosso site: www.solinstituto.com.br. Estamos te aguardando!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Pitangueira (Eugenia uniflora)



Família: Myrtaceae

Partes usadas: folhas e frutos

Princípios ativos: flavonoides, terpenos, taninos, antraquinonas, óleos essenciais, antocianinas, carotenoides, cálcio, potássio e vitamina C.

Propriedades terapêuticas: anti-irritante, calmante, anti-inflamatória, diurética e antioxidante.

Indicações e benefícios: previne a formação de rugas na pele, eficaz contra o envelhecimento da pele; combate diarreia, inflamação de garganta e gengiva, tratamento de febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares; anti-inflamatória, cicatrizante, antibiótica, antidiarreica, antisséptica bucal, digestiva, anti-hipertensiva, hipoglicêmica e anti-triglicerídeos; combate a tosse, febre, gripe, ansiedade, cólica, colite, desarranjo, afecções do intestino, gases, verminoses, dores nas pernas, enxaquecas, dores no geral, desidratação, caxumba, rubéola, sarampo, catapora. As folhas esmagadas repelem insetos.

Se você tem interesse por cursos relacionados à Fitoterapia,

visite nosso site: www.solinstituto.com.br. Estamos te aguardando!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Hibisco (Hibiscus sabdariffa)

Família: Malvaceae

Partes usadas: cálices secos e folhas.

Princípios ativos: mucilagem, antocianinas, pigmentos flavônicos, ácido tártarico, málico, cítrico e hibístico, fitoesteróis.

Propriedades terapêuticas: demulcente, colerética, hipotensora, diurética, laxante, anti-espasmódica, adstringente, expectorante, protetor da mucosa gástrica, digestivo, fluidificante do suco biliar.

Indicações e benefícios: o hibisco é antibacteriano moderado, auxiliando em irritações das vias aéreas respiratórias; possui propriedades calmantes (que se concentram no cálice das flores); estudos indicam que o chá pode ser usado para reduzir os níveis de colesterol total e LDL, além de aumentar os níveis de HDL; pode reduzir a pressão arterial; possui antioxidantes, que protegem o fígado e rins; além de ajudar em casos de constipação.

O que é saúde? O que é doença?

Antes de responder essa questão, é necessário saber que somos 100% energia. O que nos move, o que nos faz respirar, todos os alimentos que ingerimos, é pura energia. Uma força vital que ainda não sabemos de onde veio, mas existe dentro de cada um de nós.




E a fonte dessa energia é 100% saudável. 100% Pura. E todos nós fomos criados a partir dessa mesma força energética. TODOS, sem exceção.





Então, todos nós deveríamos ser 100% saudáveis, correto?
Correto! 

Mas, na vida prática não é isso o que acontece. Somos influenciados e bombardeados por pensamentos que sugam a nossa energia vital e com isso, a nossa saúde fica fragilizada.

Os nossos pensamentos também são uma energia poderosa, por isso devemos aprender a usá-lo ao nosso favor para sempre ter saúde.

Ter saúde significa estar em paz com o nosso corpo e mente.

As doenças aparecem quando a nossa energia vital (aquela 100% saudável) é abalada. E o nosso pensamento (negativo) é o grande vilão.
Quando estamos estressados ou sentimos raiva de algo ou qualquer sentimento ruim, a nossa energia começa a entrar em outra frequência, fazendo com que o nosso corpo fique doente. Portanto, todas as doenças são frutos de pensamentos/sentimentos negativos que tivemos algum dia. Eles ficam lá, guardados, esperando a hora de sair.

Por isso, para ter saúde, o primeiro passo é refletir sobre como estão os nossos sentimentos e pensamentos.



Se estiver ruim, é hora de mudar para que a doença não tenha chance de chegar.

Contribuição de Michelle Rosseto (aluna do curso de Naturopatia - Sol Instituto Terapêutico).

Se você tem interesse por cursos relacionados à Naturopatia,

visite nosso site: www.solinstituto.com.br. Estamos te aguardando!