Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Inflamação celular no processo de envelhecimento

Os radicais livres e a inflamação formam a dupla destrutiva da nossa pele e da nossa saúde em geral.

São, sem dúvida, os agentes centrais do processo de envelhecimento.



MAS EXISTE OUTRO FENÔMENO natural que afeta o envelhecimento, conhecido como inflamação.

Ao pensar em inflamação, você pode ser levado a imaginar VERMELHIDÃO, INCHAÇO E IRRITAÇÃO.
O verdadeiro tipo de inflamação responsável por grande parte do envelhecimento chama-se inflamação subclínica. Ela é invisível a olho nu.

A inflamação existe normalmente em todo o corpo, de várias formas e em vários níveis. A inflamação - tanto subclínica como visível – pode ser desencadeada por uma ampla gama de fatores externos, tais como toxinas, infecções e a radiação ultravioleta.

A relação entre os radicais livres e a inflamação é a seguinte: quando os radicais livres danificam uma célula, eles causam inflamação subclínica.

Quando os radicais livres atacam, dispersam ácido araquidônico, um elemento produzido a partir de uma enzima, causando inflamação. Esta inflamação por sua vez, produz mais radicais livres, gerando uma destruição ainda maior da pele e da saúde.

Outra causa da inflamação no nível celular ocorre quando os elementos químicos inflamatórios - tais como o ácido araquidônico e a enzima que o produz – se movem para dentro da célula. Isto acontece quando a pele é traumatizada ou exposta ao sol, a produtos químicos e a certas proteínas. Tal inflamação acelera a destruição da célula.

Os radicais livres podem danificar praticamente qualquer parte de uma célula, inclusive o núcleo, onde o DNA é produzido. Os cientistas acreditam que os danos causados pelos radicais livres representam uma das principais causas do envelhecimento e das doenças a ele associadas.

QUANDO OS RADICAIS LIVRES ATACAM O COLÁGENO da nossa pele, o resultado é que o colágeno se decompõe e fica danificado, formando uma micro cicatriz – ruga. QUANDO ISSO ACONTECE, A PELE TAMBÉM SE TORNA descolorada, perdendo sua firmeza e elasticidade, sua aparência jovem e radiante.

Além disso, inflamações visíveis e sub-clínicas provocadas por toxinas, infecções ou por uma simples queimadura devido à exposição ao sol, permitem que radicais livres continuem causando danos adicionais. Estes e outros fatores tornam claras as ligações entre inflamação e envelhecimento.


Nutricosméticos no combate à inflamação celular

Bio arct® é um extrato padronizado de plantas originárias das águas geladas do Mar ártico. Selecionada sob condições perfeitamente controladas, frio intenso, pouca luminosidade e processo de extração, permite a padronização dos principais constituintes (taurina, citrulyarginina e floridosídeo).

Este ingrediente ativo, de uso oral, combate o stress, que também não deixa de ser um coadjuvante do processo inflamatório das células e, consequentemente, do envelhecimento precoce da pele.

Christiane Buarque
Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Cosmetologia e Estética - Sol Instituto Terapêutico/INESP
Professora de Cosmetologia e Estética clínica
P&D em produtos cosmecêuticos para o setor farmacêutico

Se você tem interesse por cursos voltados às terapias complementares e holísticas, visite nosso site: www.solinstituto.com.br. Estamos te aguardando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário