Indicações do shiatsu
Saúde não é apenas a ausência de doença, mas o total bem-estar físico, mental e emocional, os orientais definem saúde como: união harmoniosa entre corpo, mente e espírito.
O Shiatsu é uma palavra de origem japonesa, apesar da técnica ser desenvolvida a partir dos conhecimentos milenares da Medicina Tradicional Chinesa que data há mais de 5000 anos, e significa pressão dos dedos (shi= dedo e atsu= pressão).
É uma forma de manipulação administrada pelos polegares, dedos e palmas, para aplicar pressão à pele humana e tem como objetivo corrigir disfunções internas, promover e manter a saúde e tratar doenças específicas.
No ser humano, a energia vital circula por canais chamados de Meridianos. Quando ocorre uma alteracão nesse fluxo, ocorre um desequilíbrio entre o Yin e o Yang, ocasionando excesso ou falta de energia em determinadas partes do corpo e sintomas de doenças são produzidas interna e externamente.
O Shiatsu é uma massagem extremamente agradável e relaxante, pois ao massagear pontos específicos do corpo seguindo o trajeto dos Meridianos, eles fluem harmoniosamente, conseguindo-se reestabelecer a homeostase energética, portanto a saúde.
O Shiatsu não é uma técnica de massagem simples, mas sim uma técnica que exige conhecimento de anatomia e principalmente do percurso exato dos Meridianos.
Indicações:
- Desequilíbrios emocionais (fobias, depressão, raiva, preocupação, estresse, TPM);
- Desequilíbrios sexuais (desinteresse sexual, impotência, ejaculação precoce);
- Insônia, Ansiedade;
- Melhorar a circulacão sanguínea;
- Aumentar a capacidade do corpo de eliminar toxinas;
- Equilibrar o sistema nervoso;
- Retardar o envelhecimento das células, contribuindo para a longevidade;
- Melhorar o tönus da pele;
- Reduzir a fadiga (física e mental);
- Aliviar a dor cansada por contratura e má postura
(dores nas costas e articulacões);
- Cólicas menstruais, Intestino preso, dor de cabeça
- Aumentar os nivéis de energia;
- Promover a saúde e o bem-estar geral.
Além de trabalhar a massa muscular, os movimentos de pressão agem também sobre os sistemas reprodutivo, digestivo, respiratório, circulatório e nervoso, ativando os órgãos internos e a circulação sanguínea.
O ideal para manter a saúde e retardar o envelhecimento é submeter-se a uma sessão de Shiatsu, feita por um profissional competente uma vez por semana.
Uma sessão de Shiatsu pode durar de 15 minutos (a popular versão Express, que não tem efeito curativo) a uma hora e meia (a versão completa).
O Shiatsu é recomendado para reequilibrar a energia do corpo, resolvendo uma infinidade de doenças, sentindo-se os resultados desde as primeiras sessões.
Fonte: JULIANA BERTI - Fisioterapeuta
Se você tem interesse por cursos voltados às terapias complementares e holísticas, visite nosso site: www.solinstituto.com.br. Estamos te aguardando!
Nenhum comentário:
Postar um comentário